A São Paulo Previdência (SPPrev) administra o Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM), regime que garante aos militares do Estado e seus dependentes a cobertura previdenciária e assistencial, em conformidade com a legislação federal e estadual, em São Paulo. O SPSM garante o pagamento dos proventos de inatividade e reforma, assegura pensões militares aos dependentes em caso de falecimento e prevê assistência indireta em situações específicas, como o apoio aos familiares quando ocorrer falecimento em serviço.
Na linguagem técnica, os inativos são militares que já cumpriram o tempo de serviço exigido e passaram para a reserva. No entanto, continuam vinculados à instituição e, em situações excepcionais, podem ser convocados novamente para o serviço ativo. Nesta categoria, recebem proventos de acordo com sua patente e tempo de serviço.
Já os reformados são militares definitivamente afastados da atividade, sem possibilidade de retorno. Isso acontece geralmente por idade-limite, incapacidade física ou condições especiais previstas na lei. Os reformados recebem proventos da reforma e sua condição é permanente.
Dessa forma, o SPSM, reforça o compromisso do Estado em oferecer estabilidade, amparo e reconhecimento àqueles que dedicam suas vidas à segurança da sociedade, assegurando proteção também aos seus familiares.