SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G039P8B066IFJ68Q0QS2
Z7_086423G039P8B066IFJ68Q0QA4

Outubro Rosa: Cuidados e prevenção para o bem-estar da mulher

No mês de outubro, a SPPrev destaca a importância de ações essenciais à prevenção do câncer de mama e do colo do útero

10/10/2025
Foto ilustrativa

Neste mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, relembramos às beneficiárias da autarquia a importância dos cuidados à saúde e à qualidade de vida, que são necessários ao bem-estar em qualquer idade.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde estimam o diagnóstico de 73 mil novos casos de câncer de mama em mulheres e outros 17 mil relacionados ao câncer do colo do útero de 2023 e 2025. Estes dados revelam a importância da atenção com a saúde feminina por meio de ações simples e contínuas que facilitam a prevenção e o diagnóstico.


Prevenção do câncer de mama

O autoexame é uma das formas mais difundidas e necessárias na prevenção do câncer de mama. Neste exame, a mulher tateia um seio de cada vez, com o braço oposto levantado, de forma a identificar a presença de nódulos. O autoexame pode ser realizado com regularidade.

A mamografia é um exame de imagem que identifica alterações no tecido mamário, realizado por profissionais de saúde habilitados e é indicado para mulheres:

  • entre 40 e 49 anos: a cada 2 anos, sem rastreamento (mamografia diagnóstica), para mulheres que apresentam sintomas clínicos e com indicação médica;
  • entre 50 e 74 anos: a cada 2 anos, com rastreamento, aplicado a mulheres sem sintomas clínicos;
  • acima de 74 anos: depende de uma decisão pessoal, da presença de comorbidades e expectativa de vida.

A recomendação médica para pessoas fora destas faixas etárias ou a realização do exame com maior frequência dependerá da presença de secreções, de nódulos e do histórico familiar. O serviço é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Prevenção do câncer do colo do útero

Este tipo de câncer tem como uma das formas de prevenção a vacina HPV, indicada para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos. Outros casos que permitam o acesso à vacina fora da faixa etária podem ser consultados aqui.

Além da vacina, o exame preventivo é indicado a cada 3 anos para mulheres com vida sexual ativa e idades entre 25 e 64 anos. Tanto o exame preventivo, como a vacina HPV para a faixa etária informada, estão disponíveis gratuitamente pelo SUS.   

Estas recomendações auxiliam na identificação precoce destas doenças, além dos hábitos alimentares saudáveis, exercícios físicos regulares e o acompanhamento médico periódico, que são fatores aliados na prevenção das doenças e nos cuidados com a saúde, inclusive em relação ao câncer de mama e do colo do útero.

Você, beneficiária, que cuida de tantas pessoas durante toda a vida, aproveite este mês de conscientização para cuidar de si mesma. Compartilhe estas informações de autocuidado com amigas, familiares e com a sua comunidade.

A SPPrev se compromete com a saúde de suas seguradas, promovendo o acolhimento e incentivo ao constante cuidado e bem-estar. A prevenção é o caminho para cuidar de si e de quem se ama.

Z7_086423G03P7OD06T2DDTHKGMN6
Topo e base

Complementary Content
${loading}