A leitura é fundamental em várias etapas da vida, pois é responsável por ampliar horizontes emocionais, cognitivos e existenciais, mesmo durante uma prática de entretenimento. Quando as pessoas entram na fase do envelhecimento, ela pode ser um apoio no entendimento deste processo, que é natural da vida. Além disso, a leitura mantém o cérebro ativo, estimulando memória, atenção e imaginação, proporcionando prazer e reduzindo o estresse, fatores importantes para o bem-estar mental na maturidade.
Ao entrar em contato com histórias de diferentes personagens e épocas, o leitor pode rever sua própria história, reconhecendo suas conquistas, dores e mudanças com mais empatia. No que se trata de um tema tão universal quanto o envelhecimento, este contato se torna ainda mais importante para todas as idades, e é atendido por obras de todos os gostos! 
Nesse mercado amplo de opções, a São Paulo Previdência (SPPrev) separou algumas opções de livros para quem está interessado neste tema ou busca uma leitura agradável no entendimento mais aprofundado desses assuntos. Veja abaixo cinco opções de livros que falam sobre envelhecimento: 
A Bela Velhice, de Mirian Goldenberg
Neste ensaio, a antropóloga Mirian Goldenberg convida o leitor a repensar o envelhecer sob uma nova perspectiva, mais leve, livre e feliz. Com base em mais de 25 anos de pesquisas sobre o comportamento de homens e mulheres brasileiros, ela mostra que é possível construir um projeto de vida significativo em qualquer idade. Em linguagem acessível e inspiradora, o livro reúne reflexões, relatos e conselhos práticos sobre temas como aceitação, auto estima, humor e liberdade, revelando que a verdadeira beleza da velhice está em viver com autenticidade e prazer o tempo presente.
A Velhice, de Simone de Beauvoir
Publicado em 1970, Simone de Beauvoir, filósofa existencialista francesa, abordou o assunto ao analisar como a sociedade percebe e trata os idosos, desde as relações nas civilizações antigas até os desafios e conquistas do mundo contemporâneo. Dessa forma, a autora propõe uma transformação profunda na forma como enxergamos o envelhecimento, questionando as hipocrisias e preconceitos que o cercam. 
Misericórdia, de Lídia Jorge
Uma mulher que vive em um lar para idosos grava em áudio o diário de seu último ano de vida, mais tarde transcrito por sua filha, também autora da obra. A narrativa, conduzida pela voz vibrante e irônica de Maria Alberta Nunes Amado, a dona Alberti, revela o cotidiano do Hotel Paraíso, com suas amizades, despedidas e pequenas rebeldias. Entre lembranças, humor e lucidez, a protagonista reflete sobre o envelhecer e a condição humana, mostrando que, mesmo diante da finitude, a vida continua pulsando em cada gesto, memória e palavra.
Envelhenescer, de Pedro Chagas Freitas
Em um mundo aparentemente comum, um acontecimento extraordinário muda tudo: o tempo passa a correr ao contrário. As pessoas deixam de envelhecer e começam a rejuvenescer dia após dia, revivendo suas próprias vidas de trás para frente. O que inicialmente parece uma dádiva, torna-se uma reflexão, fazendo com que essa população repense sobre suas relações, memórias e identidades, que passam a se confundir. 
Pra vida toda valer a pena viver, de Ana Claudia Quintana Arantes
A médica geriatra e paliativista Ana Claudia Quintana Arantes, se aprofundou nesta obra para abordar o tema com uma linguagem acolhedora, ao propor um olhar mais gentil sobre o corpo, a mente e o espírito, reforçando o valor dos cuidados físicos, da nutrição, da atividade corporal e dos laços afetivos. Mais do que um guia de envelhecimento saudável, o livro é um convite para viver com consciência, leveza e propósito enquanto o tempo avança.
 
O envelhecer é um processo inevitável, mas também repleto de possibilidades. A leitura, ao abrir portas para novas perspectivas, torna-se uma aliada nesse percurso, seja por meio da sabedoria contida nas palavras, seja pela identificação com histórias que espelham nossas próprias vivências.
A SPPrev acredita que o ato de envelhecer é repleto de desafios, e lidar com isso no dia-a-dia é um esforço que pode ser compartilhado por todos, especialmente neste Mês do Idoso. 
Saiba mais sobre a autarquia e sua missão através do link.